GINCANA PARA TODOS
OBJETIVO
- Conhecimentos sobre os diferentes tipos de
deficiência e sobre o desenvolvimento da cultura inclusiva;
- Vivenciar diversos tipos de deficiências;
- interação e socialização no trabalho em equipe
diante das diversidades;
PARTICIPANTES
Alunos do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental
ciclo II da E.E “Oscar Waldomiro Vasconcellos” -Barrânia distrito de
Caconde-SP.
DESENVOLVIMENTO
Através das aulas de educação física será realizada
uma gincana adaptada onde as atividades serão associadas a varias deficiências
e adaptadas de forma onde todos possam participar das atividades vivenciando
algum tipo de deficiência.
Será realizada dia 07/04/2014 dentro da escola das
12:30hs as 17:50hs.
MATERIAIS
Bola vôlei, futsal, borracha (iniciação) cadeira de
roda, vendas, bola de guizo, jornal,colher e bola de tênis de mesa.
PROVAS DA GINCANA
Corrida da bexiga:
com as mão amarradas com a bexiga na boca correr e
tentar estourar a bexiga sentando na cadeiras.Quando estourar a bexiga o
próximo jogador da equipe correrá para estourar a sua bexiga sentando na
cadeira. Ganhará a prova a equipe que terminar de estourar todas as bexigas primeiro.
simular uma deficiência física, amputação dos membros superiores.
Vôlei sentado:
Jogo de
vôlei sentado adaptado. Simulando uma deficiência física.
Corrida de obstáculo: simular uma deficiência
visual com a ajuda de um guia.

Cadeira maluca:
com a cadeira de rodas passar por um circuito
desviando dos obstáculos. Simular deficiência física.
Penalti no escuro:
Chute de pênalti com os olhos vendados e o goleiro
sem a venda com os braços amarrados para trás. Simular uma deficiência visual e
física.
Quiz sobre as
deficiências, inclusão e diversidade:
Jogo de
perguntas e respostas.
Tênis de mesa
sentado:
Jogo de tênis de mesa para cadeirantes. Simulando
uma deficiência física.
Esgrima sentado:
Luta de esgrima sentado na cadeira de roda.
Simulando deficiência física.
Queimada maluca:
Jogo de queimada tradicional com 10 jogadores onde
cada equipe terá 1 cadeirante, 4 amputados de membros inferiores, 5 amputados
de membros superiores.
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que ao final da gincana os alunos:
- Aprofundem seus conhecimentos sobre a importância
da inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais;
- Observem as dificuldades de locomoção e a
importância da acessibilidade ;
- Reconheçam a importância do desenvolvimento de
uma cultura inclusiva no ambiente escolar;
Nenhum comentário:
Postar um comentário